CAFÉ GRANCHELLI Espanhol

GSCA - Garça Specialty
Coffee Association

A associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça, tem como objetivo agregar produtores para ter maior escala de comercialização e produzir um café diferenciado e de alta qualidade que permita certificações.
“Café com RG”, marca registrada da associação e que acompanhará todos os produtos colocados no mercado.
Os empreendedores estão organizados em forma de associação, fundada em 15 de março de 2007, composta por 21 agricultores, sendo que 18 deles, ou 85% são agricultores familiares, que possuem ou exploram área agrícola que somam até 04 módulos fiscais do município e obtém renda proveniente predominantemente de exploração agropecuária e não agropecuária da área explorada, utilizando na maior parte do trabalho de suas próprias famílias para a sua produção agrícola e transformação, dirigem seu estabelecimento ou empreendimento com sua família. Dos restantes 03, ou 17% são médios agricultores.
“Café com RG” caracteriza-se por uma ação de agronegócio da Cadeia de Cafeicultura da região, realizada pelo SEBRAE-SP em parceria com a governança local, com o objetivo de promover a integração dos produtores de café, aumentando a sua competitividade e capacitação técnica para atuar no mercado.
Os membros da Associação participam, desde 2007, de um programa de melhoria de seu café buscando certificações para venderem um produto diferenciado com maior valor agregado
O café de todos os associados, após a classificação realizada por instituição idônea, por tipo de bebida, serão agrupados em lotes, armazenados em lugar adequado e seguro para facilitar a comercialização.

Cafés produzidos por agricultores familiares, que utilizam boas práticas na aplicação correta de defensivo agrícola, não empregam mão de obra infantil na lavoura e colaboram para o bem-estar da comunidade.
Usar sua marca “Café com RG” para diferenciar-se no mercado já que a região tem muita tradição no cultivo da bebida.
Os produtores participam do Programa de Certificação Café com R.G que é uma iniciativa de cafeicultores, instituições de ensino e pesquisa, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo – SEBRAE-SP, e demais agentes envolvidos na cafeicultura da região de Garça/SP, umas das principais e pioneiras regiões produtoras de café do Brasil.
Buscando oferecer ao mercado cafés especiais, com a gestão responsável com a adoção de boas práticas agrícolas e gerenciais os diferentes elos da cadeia produtiva se uniram para atingir as expectativas dos mais exigentes mercados consumidores do mundo, que buscam um café de excelente qualidade aliado a processos produtivos de mínimo impacto ambiental, respeitando os aspectos sociais e culturais, cooperando para um desenvolvimento sustentável.

 

O programa Café com R.G possui foco na melhoria contínua.
O sistema de garantia da qualidade será de adesão espontânea do cafeicultor e será executado por Organismos de Certificação (OCs) com reconhecimento internacional em certificações agrícolas que cumpram com as exigências.
Foi contratado uma consultoria pelo SEBRAE, especializada em classificação de bebida. Num dos testes 04 produtores alcançaram a pontuação de grau 82. Ou seja provando serem cafés de altíssima qualidade, para surpresa dos próprios produtores que nunca tinham tido a oportunidade de testarem seu café desta forma, ou seja por um profissional isento e que comprovou a qualidade da bebida.

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça – Garça Speciality Coffee Association, entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com sede provisória à Rua Ribeirão da Garça, número 31, neste município e Comarca de Garça, Estado de São Paulo, fundada em data de 15 de Março de 2007, com prazo de duração indeterminado, é órgão representativo da comunidade referida e por membros da mesma.
A Associação reúne pequenos e médios produtores de cafés que estão há bastante tempo no negócio. A partir da criação da associação e a busca de parcerias com SEBRAE, Escola Agrícola de Garça, Sindicato Rural de Garça, Prefeitura Municipal de Garça, CATI Casa da Agricultura de Garça, eles estão conseguindo melhorar a qualidade de seus produtos e a gestão da propriedade. Este processo inicou-se em 2007. A primeira etapa foi a organização dos produtores em uma associação. Neste período, através de capacitação com um engenheiro agrônomo disponibilizado em parceria com o SEBRAE, estão se preparando para obterem certificação, com por exemplo Fairtrade (expressão em inglês que significa comércio justo). Em 2011 os associados participaram, na cidade de Bauru, durante dois dias, de um evento onde foram apresentados aos conceitos deste tipo de comércio e Café 4c (O projeto visa a ampliar a oferta de café verde produzido com critérios de sustentabilidade)